Recent Posts

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

"COMIDA VIVA E BEBIDA VIVA OU OSTRA E VINHO"



Antes de começar a leitura que tal um aperitivo conveniente!!!
BLOOD OYSTER MARY
se você já esta acostumado e gosta de ostras assim  como eu pode pedir para o garçon acrescentar uma ostra dentro de seu blood mary fica demais,quase ninguen sabe mas antes de me arriscar no mundo dos vinho fui oyster-man do figueira rubayat com curso em santa catarina na fazenda marinha ostravagante e por isso com toda segurança aconselho proven!!!


O que beber com ostras


Existem centenas de variedades de ostras, cada um com características distintas, No Brasil temos acesso à apenas 2 espécies a ostra de cananéia do litoral sul de São Paulo região dos mangues e a ostra de Santa Catarina espécie adaptada das águas frias do Japão para o sul do  Brasil,cada uma com suas características e sabores bem diferentes.

ostra de santa catarina


A ostra que é produzida em Santa Catarina, digo, a mais comum e uma das mais saborosas, é a crassostrea gigas.esta espécie não é aconselhada para iniciantes pois possui muita carne e sabor marcante de pepino e maresia o que se torna um pouco dificil paraque esta começando,ja para mim é a minha ostra preferida acompanha de apenas limão fresco e bem geladinha.
 O melhor para se  sentir a textura e sabor é  in natura, ou seja, cruas. Quem não quer tanto radicalismo pode experimenta-las ao bafo ou gratinadas. Já as ostras servidas com limão e gengibre são consideradas afrodisíacas. Com amêndoas carameladas elas ficam, digamos, mais exóticas. E por que não experimentar um prato chamado pérola negra, que leva aceto balsâmico e molho de laranja? Enfim, todas são deliciosas.

Nome: Crassostrea gigas (ostra do Pacífico)
Principal região produtora: Santa Catarina
Sabor: devido à água do mar, têm um sabor salgado
Tamanho: podem ser pequenas ou grandes
Popularidade: responde por 90% do consumo de ostras no Brasil


ostra de cananéia


Cananeia é uma pequena cidade histórica situada no litoral de São Paulo, considerada por muitos como o povoado mais antigo do Brasil. Integra o Complexo Estuarino Lagunar, reconhecido como um dos cinco maiores viveiros de espécies marinhas do mundo. Na área continental de Cananéia fica o bairro do Mandira, que abriga, desde o final do século XVII, uma comunidade remanescente de quilombo que tem como atividade o extrativismo no mangue, sendo a ostra a principal fonte de renda. A área de mangue de domínio dos mandiranos foi decretada, em dezembro de 2002, Reserva Extrativista do Mandira pela importância ambiental, a alta produtividade e o elevado grau de conservação. A exploração da ostra é baseada no sistema de produção familiar e hoje cerca de 40 moradores atuam na produção de até 50 mil dúzias por ano, comercializadas principalmente por meio da Cooperativa dos Produtores de Ostra de Cananeia (Cooperostra). Os principais pontos de escoamento da produção são os restaurantes da capital e do litoral paulista. As mulheres do Mandira também produzem deliciosas receitas com as ostras, como tortas, pães e farofa, vendidos aos turistas.
O sabor desta ostra é de facil aceitação pouca carne,charmosa com sabor entre mar e leve adocicado e de textura firme,ideal para que esta começando,fica ótima com gotas de limão siciliano.

Nome: Crassostrea rhizophorae e Crassostrea brasiliana (ostra do mangue)
Principal região produtora: Cananéia
Sabor: por viver em manguezais, tem um sabor mais adocicado
Tamanho: podem ser pequenas ou grandes
Popularidade: responde por apenas 10% do consumo de ostras no Brasil. Mas tem defensores ferrenhos de suas qualidades como o renomado chef Alex Atala

E o que acompanha na taça?


A verdadeira perfeição sempre sera entre a ostra fresca e o Chablis,pois tem um belo frescor (acidez elevada cortando o corpo gordo da ostra e realçando seus sabores minerais e fica ótima também com champagne e espumantes.mas nem sempre é necessário servir vinho branco cara com ostras. Para mim, um copo de xerez seco espanhol é perfeito com alguns  moluscos, especialmente ostras e mariscos.Sugiro também um pinot grigio, que é osso seco e um complemento adequado para ostras. Você também pode querer um Chardonnay, se Californiano, francês ou brasileiro, mas em particular um com o sabor de madeira rica de Napa ou vinhos australianos. Lembre-se que você está tentando se casar com o distintivo algas marinhas, salgado e sabores minerais com os quais o vinho terá que competir.

Adega Maria vai com as ostras

PINOT GRIGIO ST MARGUERITHA 2008,ITÁLIA


THE STUMP JUMP WITHE 2008,AUSTRÁLIA


CHABLIS MICHEL PICARD 2008,FRANÇA


AMARAL SAUVIGNON BLANC 2009,CHILE


CASA VALDUGA PREMIUM SAUVIGNON BLANC 2008,BRASIL


CHAMPAGNE VEUVE CLICQUOT BRUT,FRANÇA


TIO PEPE JEREZ ,ESPANHA


CHARDONNAY  NAPA VALLEY " MONDAVI",EUA


ESPUMANTE MIOLO MILESSIMÉ 2006,BRASIL


ROSÉ DADIVAS LIDIO CARRARO 2009,BRASIL


SAUVIGNON BLANC VICAR'S CHOICE 2008,NOVA ZELÂNDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário