Recent Posts

terça-feira, 12 de outubro de 2010

2° DA SÉRIE UVAS IRMÃS TEMPRANILLO,ARAGONÊS E TINTA RORIZ

Tempranillo é uma casta de uva tinta da família da Vitis vinifera, uma das castas mais conhecidas da Península Ibérica. Originária do norte da Espanha, também é muito cultivada em Portugal, onde é geralmente conhecida como Aragonez, ou Tinta Roriz na região do Douro. Ull de Lebre, Cencibel e Tinto del País são outros nomes que aparecem para a uva Tempranillo em vários lugares.

TINTA RORIZ
É uma casta muito adaptável a diferentes climas e solos, por isso o seu cultivo tem aumentado e alargado para as regiões do Dão, Ribatejo e Estremadura. As condições ideais de cultivo são os climas quentes e secos, para que a produção seja menor e os bagos mais concentrados. Esta casta origina vinhos de elevado teor alcoólico, de baixa acidez e indicados para envelhecer.

É a maior constituinte dos melhores Riojas bem como vinhos de Ribera del Duero (Espanha).Tem um nariz de couro macio e pode ter gosto de morangos maduros. Tempranillo leva este nome da palavra espanhola temprano, que significa cedo, e sua maior vantagem é que amadurece logo. Mostra o seu melhor quando acrescentada a outras variedades.

A Tempranillo é uma casta de origem espanhola que vem chamando muita atenção nos últimos anos. Devido a sua incrível adaptabilidade aos climas continentais, ela passou a ser cultivada em regiões distantes como Austrália, Argentina, África do Sul e Estados Unidos. Os resultados são tão animadores que já se fala em a Tempranillo tornar-se uma opção mais acessível que a Cabernet Sauvignon e Merlot para os mercados internacionais.

É a casta símbolo da Espanha. Nenhuma outra casta em nenhum outro país possui tanta influência e domínio. Dependendo da região, a Tempranillo pode ser identificada com outros nomes: Ull de Llebre (Penedès), Tinto Fino (Ribera del Duero), Tinta del País (Ribera del Duero), Tinta de Toro (Toro) e Cencibel (Valdepeñas). Em Portugal ela também é muito importante, conhecida como Tinta Roriz (Douro) ou Aragonês (Alentejo).

Aromas

 Frutas Vermelhas;
ARAGONÊS
 Geléia de Ameixa;
 Noz-Moscada;
 Terra Molhada;
 Couro Velho;
 Baunilha.

Principais Regiões.

Após muitas décadas de estagnação, a Espanha está investindo muitos recursos na modernização da sua indústria vinícola. Apesar de ser originária da região de Rioja, a Tempranillo pode ser encontrada em praticamente todas as regiões continentais espanholas. Dessa forma, as principais regiões são:

Espanha, Rioja – Destacadamente as sub-regiões de Rioja Alta e Rioja Alavesa. Aqui a Tempranillo pode ser cortada com pequenas proporções de Garnacha e Graciano. Produz os vinhos mais conhecidos, emblemáticos, históricos, é uma das melhores expressões;

Espanha, Ribera del Duero – Começou a se destacar no início da década de 1980. Produz vinhos mais elegantes, cheios de tipicidade. Seus vinhedos (85% da área) estão localizados em zonas mais altas (850m). 

Também é uma das melhores expressões;

Espanha, outras regiões – Ainda merecem destaque as regiões de Toro, Navarra, La Mancha, Costers del Segre, Catalunya e Somontano. Cada qual produz um vinho único, particular, que pode ser varietal ou cortado com Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e Mazuelo;

Portugal, Douro – Aqui ela é identificada como Tinta Roriz. É uma das cinco melhores castas tintas para produzir o Vinho do Porto. Contribui com cor, taninos, resistência à oxidação e aromas. Também produz excelentes tintos secos;

Portugal, Alentejo – Nesta região ela é conhecida como Aragonês. Pode se apresentar varietal ou em corte. Seus vinhos são mais quentes, carnudos, potentes e, as vezes, alcoólicos;

Argentina, Mendoza – Para alguns especialistas aqui está o futuro para a Tempranillo. A combinação de clima, solo e técnicas vem apontando para essa idéia. Normalmente se apresentam varietais;

Austrália – Hoje em dia é a casta com maior expansão por aquelas terras, saltou de 29 tons (1999) para 439 tons (2004). Normalmente se apresenta em corte. Vale a pena ficar de olho.

Grandes Tempranillos

 Marqués de Murrieta;
 Marqués de Riscal;
 Marqués de Griñón;
 Pesquera;
 Vega-Sicilia;
 Artadi;
 Dalmau;
 Pingus;
 Gran Feudo;
 Alion;
 Aalto;
 Pintia;
 Protos;
 Pintas;
 Esporão;
 Cortes de Cima.

Compatibilização.

A Tempranillo é uma excelente casta para se degustar sozinha, não precisa de acompanhamento de comida. Porém, devido as suas extraordinárias características, também podemos compatibilizá-lo com inúmeros pratos. As principais combinações são:

 Cozinha do Norte da Espanha: Caças como Javali e Cervo;
 Carnes Grelhadas;
 Cordeiro com ervas (Carré, Paleta ou Pernil);
 Presuntos, Embutidos e carnes defumadas;
 Cozinha Indiana;
 Queijos de massa mole ou semi-dura (Brie).

Curiosidades.

Conforme já foi citado, a Tempranillo possui muitos outros nomes dependendo da região em questão. Por exemplo, em Portugal, na região do Douro, seu nome é Tinta Roriz. Isso se deve ao fato dela ter sido introduzida na região em meados do século XVIII pelo escocês Robert Archibald na sua propriedade, a “Quinta de Roriz”. No Alentejo, a Tempranillo recebe o nome de Aragonês, clara referência à sua procedência, terras de Aragon, ou seja, Espanha.

Os modernos vinhos de Rioja estão relacionados às atitudes tomadas por apenas dois produtores. No século XIX, dois marqueses (Murrieta e Riscal) promoveram uma verdadeira revolução nas técnicas de vinificação. Com o objetivo de fazer vinhos melhores e mais elegantes, esses visionários visitaram a região de Bordeaux, estudando, por exemplo, as melhores formas de usar os tonéis de carvalho bordaleses (225litros). Dessa época, surgiram algumas bodegas que até hoje são referência: Marquès de Murrieta, Castillo Ygay, Marquès de Riscal, CVÑE, La Rioja Alta, Bilbaínas, Bodegas Riojanas, Federico Paternina e López Heredia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário